quarta-feira, 29 de outubro de 2008

CONSCIENTIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


Cada dia se torna mais importante à participação de todos na questão do meio ambiente. As mudanças bruscas do clima no planeta parecem ter assustado a comunidade mundial, a ponto de fazer com que organismos internacionais privados - independentemente dos governos locais - chamem para si a responsabilidade de diminuir a emissão de gases na atmosfera.

A busca por uma vida melhor passa por uma postura de integração e respeito do ser humano pelas demais formas de vida. As políticas públicas devem fazer sua parte, executando obras de saneamento, dedicando maior atenção à coleta seletiva e reaproveitamento de resíduos sólidos, investindo em educação ambiental. As pessoas estão se conscientizando e querendo agir. Cabe ao Poder Público oferecer mecanismos reais de decisão por parte da sociedade.

Nós, cidadãos, devemos fazer a nossa parte, utilizando a água de forma racional, separando o lixo, economizando energia, priorizando a utilização de embalagens biodegradáveis e retornáveis. A Semana do Meio Ambiente é, antes de tudo, um momento para refletirmos sobre o nosso papel frente ao mundo que desejamos para as presentes e futuras gerações.

Os projetos, programas e ações das organizações governamentais, como um dos componentes do processo de desenvolvimento sustentável, assim como, fazer uma avaliação do cumprimento das normas e regulamentos aplicáveis, muito embora o Brasil tenha uma das mais rigorosas legislações ambientais do mundo, ela tem demonstrado ser ineficaz, no combate à devastação.

Ray Santos Gobbi

Um comentário:

Eduardo Dantas disse...

Olá, gostei do texto, pelo título do seu blog, sugiro que leia em meu blog esse trexo: